PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43353 > DATA COMEMORATIVA OSFAB COMEMORA O DIA DA FORçA AéREA E HOMENAGEIA CASIMIRO MONTENEGRO

DATA COMEMORATIVA

OSFAB Comemora o Dia da Força Aérea e homenageia Casimiro Montenegro

Publicado: 2024-10-25 07:00:36
O Concerto aconteceu em Brasília na noite do dia 24/10

Na noite desta quinta-feira (24/10), Brasília (DF) foi palco de um concerto emocionante realizado pela Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB), em homenagem ao Dia do Aviador, da Força Aérea Brasileira e aos 120 anos do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. O evento aconteceu no Teatro Poupex, com a presença do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República Marcos Antônio Amaro dos Santos e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebidos pelo Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt. 

Também prestigiaram o evento Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronautica,  Oficiais-Generais do Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira, além  autoridades civis e militares e entusiastas da música e da aviação.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno falou da importância do evento, destacando a relevância histórica de Casimiro Montenegro Filho, ressaltando sua visão inovadora e sua contribuição decisiva para a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA).

"Esta é uma ocasião inesquecível, que muito me honra, como Comandante da Aeronáutica, ao prestigiar um evento de rara beleza e arte musical, que exalta o legado de Casimiro Montenegro Filho, que estabeleceu as bases para o futuro da indústria aeronáutica no Brasil. Com seu pioneirismo, ele não só idealizou a criação do ITA, como também deixou um impacto duradouro para o país. Marechal Montenegro, o Bandeirante do ar que revolucionou os céus do Brasil", disse o Comandante da Aeronáutica. 

Sob a regência do Capitão Músico Paulo Rezende Aranha, o repertório revisitou momentos marcantes da história da aviação e homenageou o legado de Casimiro Montenegro. Durante a apresentação, uma encenação sobre a vida de Casimiro foi exibida, enquanto a Orquestra interpretava composições que evocavam a grandiosidade da aviação, envolvendo o público em uma atmosfera emocionante.

“Para nós, da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, é uma grande honra contar a história desse gênio brasileiro, um verdadeiro ícone da nossa Força Aérea. O nosso trabalho é um esforço conjunto que envolve música, teatro e encenação, trazendo a narrativa à vida. Vários músicos e militares colaboram na criação dos arranjos, todos elaborados por nossos talentosos integrantes, com a história sendo desenvolvida pelo nosso Sargento Amilcar. Essa é, sem dúvida, uma imensa satisfação, resultado do empenho de todos os músicos da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira” finalizou o Capitão Músico Rezende.

O concerto incluiu clássicos da música brasileira e internacional, como"Disparada" de Geraldo Vandré e "Romaria" de Renato Teixeira, além de um medley de Noel Rosa e composições de mestres como Luiz Gonzaga e Adoniran Barbosa. Cada peça levou o público a uma jornada musical cheia de emoção e significado, celebrando a herança da aviação e a memória do Marechal Casimiro Montenegro Filho.

A estudante Larissa Giovanna de Freitas Carvalho, uma grande admiradora da OSFAB, marcou presença mais uma vez na apresentação da Orquestra e registrou sua admiração e emoção. "Foi um momento incrível! Cada apresentação da OSFAB é única e emocionante, que vejo como uma forma de aprendizado e de motivação que mais faz persistir no meu sonho de seguir a carreira militar. Creio que em breve estarei fazendo parte da OSFAB", disse a jovem que já teve a oportunidade, após um convite do Comandante da Aeronáutica, de presenciar um ensaio da orquestra. 

Foto : Sargento Marcos/ CECOMSAER
Vídeo : Sargento P.Silva/ CECOMSAER